
tira-dúvidas
Redação ou Copywriting?
Afinal, é a mesma coisa?
De onde vem essa confusão?
Essa é uma pergunta que tem sido recorrente nos últimos anos, especialmente depois que o marketing digital ganhou força. E antes de respondê-la, embora pareça redundante, é importante entender o que faz o redator publicitário.
Redator é quem escreve textos. Redator publicitário, é o profissional de comunicação responsável pela criação do conteúdo de peças publicitárias e de comunicação em geral. Domina as teorias de comunicação e as técnicas publicitárias (persuasão é uma delas). Atua em agências de propaganda ou marketing e em todo lugar que precisa produzir e atualizar conteúdos com viés publicitário. A tradução em inglês para redator é copywriter.
Resumindo: todo (bom) redator publicitário é um copywriter.
O que acontece é que alguns autores passaram a se referir a Copywriting como o conjunto específico de técnicas, principalmente do marketing digital, focadas em vendas e conversão. E ao profissional que trabalha nesse nicho como copywriter: o responsável pela produção de textos persuasivos para ações de marketing e vendas. Sob essa perspectiva, o objetivo do copywriter é guiar o leitor para a tomada de uma decisão, dentro de uma estratégia de funil de vendas. Essa tomada de decisão pode ser uma compra direta ou, dependendo do estágio do funil, vender uma ideia, oferecer um conteúdo, estimular uma resposta. Esse tipo de texto passou a ser chamado de copy. Textos para links patrocinados em sites de vendas, plataformas de email, mecanismos de buscas, landing pages, etc.
Essa tentativa de delimitar o conceito de copywriter é compreensível, uma vez que a redação publicitária, como qualquer campo do conhecimento, permite especializações. Então, nós temos diversos desdobramentos da função, como o redator web, o redator de conteúdo (content writer), o roteirista, o redator de resposta direta, o storyteller (foco na contação de uma história), o UX writer (foco na experiência do usuário), o redator SEO (foco na otimização para buscas) e também os redatores focados em conversão, que se intitulam... copywriters.
Você pode dominar várias dessas especialidades e ser um grande redator publicitário – ou copywriter - ou especializar-se bem, e ser um grande roteirista, um grande UX Writer ou um grande... copywriter. Que, aliás, poderia se chamar “conversion writer” e nos pouparia dessa confusão, não é mesmo? Brasileiro ama um estrangeirismo (mas isso é papo pra outro texto). Por fim, tanto posso dizer que redação publicitária e copywriting são a mesma coisa como posso dizer que não são e estarei certo. Porque a mesma palavra está sendo empregada para denominar uma função "guarda-chuva' e uma especialidade, uma derivação dessa função.
Espero ter jogado um pouco de luz nessa questão. E se você chegou até aqui porque quer se tornar um copywriter completo e me permite um pequeno conselho, eu diria: estude para se tornar um grande redator publicitário e depois se especialize. Desconfie dos atalhos. O que mais tem por aí são sites querendo vender cursos, tutoriais e livros com fórmulas mirabolantes de copywriting para ficar "milionário" em pouco tempo. As técnicas de linguagem persuasiva e os gatilhos mentais não são nenhuma novidade, mas viraram a fórmula milagrosa da vez. Só que a boa escrita demanda tempo, dedicação e constância. Só a prática, obstinada e persistente é que vai fazer de você um bom artesão das palavras. Com as referências certas e bebendo em fontes confiáveis você percebe que o único segredo está em saber usar os argumentos certos para comunicar os benefícios de uma marca, produto ou serviço de maneira criativa e pertinente.
O resto é perfumaria editorial.
o que é
naming?
A arte de dar nome aos bois tem um nome próprio.
Em bom português, “naming” significa nomear. E esse processo, no marketing, diz respeito a um conjunto de técnicas utilizadas para desenvolver e criar nomes de produtos, serviços, empresas, eventos ou, ainda, um projeto, para distingui-lo de outras ações ou campanhas, levando em conta:
Reconhecimento e conexão - mais do que identificação,um bom nome representa a essência de uma marca. Ele gera no usuário uma uma imagem mental, uma conexão emocional. Um bom nome gera impacto, tem uma sonoridade fácil e uma boa capacidade de ser memorizado. A imagem e o som do nome escolhido conferem caraterísticas concretas à essa marca.
Comunicação e posicionamento - para criação de um nome a pesquisa considera fatores como mercado, segmento, público-alvo, locais onde a marca será utilizada, persona a que ele se destina, contexto, concorrência, entre outros, para transmitir o posicionamento desejado. Um nome estratégico e exclusivo ajuda na implementação de estratégias de SEO, fundamentais em um mundo cada vez mais digital e globalizado.
Legalidade - uma marca só existe se estiver registrada. Para isso, são necessárias pesquisas junto ao INPI, para assegurar a exclusividade e a legalidade dessa marca. O registro é fundamental para que a marca possa existir legalmente, diferenciando seu negócio em um mercado saturado e previne problemas legais.
O naming faz uso de técnicas, que envolvem pesquisas e testes, visando a criação de nomes fortes e exclusivos, que irão refletir a essência da sua marca, destacá-la da multidão, estabelecer conexões mentais e emocionais para conquistar e fidelizar seu público-alvo.