Sou redator publicitário, planner, líder criativo, especialista em branding, torcedor do Internacional, sagitariano ortodoxo, filósofo de boteco, poeta, pai de um menino incrível de 7 anos (minha "dupla de criação). Também sou alguém que gosta de pensar no tanto de "eus" que podem caber em cada um de nós. Quantos deles a gente consegue mostrar para os outros? E quantos mais ainda seremos no futuro?
Mas pode me chamar só de Edu.
Eu nasci e me criei em Porto Alegre, no século passado, onde formei-me em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apaixonado por branding, fiz meu pós em Gestão de Marcas e passei por diversas agências de propaganda, onde iniciei como diretor de arte [o que me garante um olhar acurado em relação ao design] e onde fixei-me, naturalmente, como redator publicitário, dada minha compulsão por escrever, atuando também como planner criativo. Nessa jornada, fui muito feliz criando para marcas grandes e pequenas, para clientes de todos os tipos e segmentos: beauty, farma, agro, tech, varejo, indústria, terceiro setor... a estrada não é pequena.
brilho nos olhos de quem está apenas começando
Sou vintage. Cria legítima da última safra que teve uma infância 100% analógica. O que talvez explique minha paixão por tudo que se relacione com inovação tecnológica e criatividade e a sanha por caçar tendências, por querer estar sempre atualizado. Meus pais eram professores de português e por isso, além de brincar na calçada, aprendi desde cedo a ser um leitor voraz, que vibra com textos bem escritos. Um obstinado pelas palavras, do tipo que acorda, no meio da noite, pra anotar uma ideia ou um verso.
Defendo o otimismo, a empatia e o bom humor como armas para encarar a pressão do dia a dia e busco aliar minha maturidade com o brilho nos olhos e a "faca nos dentes" de um guri que está começando agora.
Sempre digo que, comigo não tem essa de "no meu tempo era assim...". Meu tempo é agora!
de mala, cuia e sonhos
Até que a vida me trouxe para a terra da garoa em 2018. Aqui cheguei de mala e cuia e fui bem recebido. Apesar das dificuldades (que não foram poucas), logo aprendi a amar essa cidade, que é bem mais do que trânsito, concreto e caos. Talvez porque ela tenha um lado muito pulsante e cheio de possibilidades que eu acho irresistível. Talvez porque eu goste bastante de gente. De cuscuz. E de desafios.
Aliás, por esse motivo, em quase todos os lugares por onde passei na minha jornada profissional, tive o privilégio de liderar equipes muito talentosas, gerenciando projetos, tarefas e prazos, intermediando conflitos, incentivando boas práticas, promovendo troca de conhecimentos e, principalmente, desenvolvendo as pessoas em suas potencialidades. É gratificante e uma das coisas que mais gosto de fazer.




multipotencial sim
Sempre procurei olhar e trabalhar a comunicação no macro, para além de uma função específica.
Tive minha própria pequena agência e pude atuar em diversas posições, buscando aprender sobre tudo, na contramão da tão pregada hiperespecialização. É aquela história de conhecer bem a floresta para poder entender de árvores. Pois mais recentemente, o que antes era "Bombril" pelas 1001 utilidades, se chama "profissional multipotencial" e virou tendência. Parece que o jogo virou, não é? Brincadeira à parte, seja como redator, planner criativo ou head de criação, essa visão 360 me ajuda a compreender e acompanhar os projetos de ponta a ponta, seja em campanhas ou em live marketing. Isso inclui o planejamento minucioso de ações em todos os seus detalhes, sempre amarradas por um bom conceito e storytelling.
Carlos Moreno em propaganda do BomBril. Divulgação.
ir além do briefing
Mais do que perseguir KPIs e metas de conversão, busco contribuir para que as marcas e organizações estabeleçam propósitos sólidos, compreendam seu papel social e sua responsabilidade com o meio-ambiente e o sistema em que estão integradas. Em todos os jobs. Fazer isso é entender que dá pra ir além do briefing e das expectativas. E como é satisfatório trabalhar para um cliente ou organização que entende isso e pratica de verdade o ESG.
Quem agradece é o planeta. Como lema de vida, não deixo de acreditar na beleza que há na simplicidade e na força das conexões humanas. Por isso acredito no potencial transformador da comunicação e nos impactos positivos que ela pode - e deve - gerar, em favor de uma sociedade com mais empatia, inclusão, sustentabilidade e solidariedade.
You may say I'm a dreamer... mas acho é para isso que estamos aqui, não é mesmo?
Bora firmar alguma parceria?