5 apps para se comunicar com pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva
Você já precisou se comunicar com algum deficiente auditivos? A tecnologia pode te ajudar.
Você já precisou se comunicar com algum deficiente auditivos? É bom estar preparado. No Brasil, essa população é de quase 10 milhões de pessoas, divididas entre os chamados surdos oralizados – que, geralmente, conseguem expressar-se verbalmente e fazer leitura labial - e os não-oralizados, ou sinalizados, que conversam por meio de sinais ou gestos e utilizam a Libras, a Língua Brasileira de Sinais. E se você ainda não domina a Libras, a tecnologia pode ajudar nessa tarefa de promover a inclusão e a acessibilidade. Confira alguns dos aplicativos de tecnologia assistiva que você pode usar ou indicar para facilitar a comunicação com quem possui deficiência auditiva.
HandTalk – é um tradutor simultâneo de Libras. Disponível gratuitamente no Google Play ou na Apple Store.
ProDeaf – outro tradutor simultâneo LIBRAS-Português, com funções semelhantes.
Suíte VLibras - conjunto de softwares públicos, incluindo um aplicativo tradutor LIBRAS-Português, que está disponível gratuitamente na Google Play e na Apple Store.
Live Transcriber – é um aplicativo Google que transforma as falas capturadas pelo microfone do smartphone em legendas em tempo real na tela do aparelho. Pessoas que não podem ou não querem falar ainda podem usar um teclado type-back (acoplado na traseira do celular) para digitar.
Dragon Dictation – App que escreve na tela tudo que está sendo dito por alguém ao alcance do celular. Disponível gratuitamente para iPhone e iPad.
Você já conhecia esses aplicativos? Tem algum outro para indicar? Escreva nos comentários! Promover a inclusão e a acessibilidade é tarefa de todos nós.