
Criando marcas eficientes
Marca e Identidade Visual
Toda instituição pública ou privada é representada por uma imagem, por uma marca.
Identidade visual não é somente a aplicação da marca em pastas, embalagens ou sites. Ela é, antes de mais nada, é a forma pela qual as pessoas vão reconhecer essa organização. Um estudo profundo que tem como resultado um plano completo de marca.
E quando falamos de marca não estamos nos referindo apenas ao aspecto gráfico, o logotipo.
Além de ser a principal assinatura de uma instituição, usada em todas as suas manifestações visuais, uma marca é a soma intangível dos atributos de uma organização ou produto: seu nome, sua história, reputação e maneira como ela é promovida.
A marca é também definida pelas impressões do público sobre as pessoas que a integram, assim como pela sua própria experiência pessoal. Por isso, a concepção da identidade visual de uma marca é crucial para definir a forma pela qual ela será assimilada pelas pessoas e quais as informações que ela irá transmitir. Por isso, uma boa marca não representa somente benefícios funcionai, mas também benefícios emocionais que levam à sua fidelização, à um envolvimento afetivo.
Nada de Canvas ou modelos prontos de internet ou IA
Em nosso processo criativo, procuramos absorver o máximo de informações, pesquisando a fundo o perfil do público e os objetivos buscados. O resultado é uma comunicação original, direta e eficiente.
O processo, passo a passo
Quando chega o desafio de criar uma marca, na verdade o que oferecemos é uma proposta de identidade visual, o “pacote completo” dos elementos gráficos que constituem a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço, como conceito, logotipo, símbolos, cores e tipografia.
E para isso, seguimos algumas etapas:
1. Demanda / Briefing
Inicia assim que detectada a necessidade por parte do cliente. Aqui, discutimos todos os detalhes, bem como os requisitos básicos. Um briefing bem feito garante maior eficiência e rapidez no processo
2. Pesquisa - À partir dessas informações, fazemos um levantamento de identidades visuais existentes, análise de imagens e aspectos relevantes para o projeto, o estudo do ambiente no qual está inserido o produto, público-alvo, posicionamento desejado, políticas internas do cliente, aplicações desejadas etc.
3. Brainstorming - Informações coletadas e organizadas, inicia-se o processo de geração de ideias e conceitos a serem trabalhados, por um lado mais criativo e intuitivo.
4. Conceito e Layout - Aqui são feitos muitos estudos e esboços (rafes) para chegar no resultado desejado.
5. Apresentação de um primeiro estudo e discussão de pontos que podem ser alterados ou acrescentados.
6. Ajustes / Apresentação Final - aqui fazemos as modificações e adaptações solicitadas e uma nova apresentação é feita. Se aprovada, o projeto está pronto a ser finalizado.
7. Finalização - Projeto está pronto para ser encaminhado para registro, se necessário. À partir daqui, são desenvolvidos todos os desdobramentos que dependem da identidade visual.