top of page
Show ao vivo

planejamento
criativo para
live marketing

Ideias criativas como matéria prima para experiências memoráveis.

Um planejamento critativo focado em live marketing e eventos tem como objetivo a criação de experiências únicas, que traduzem a essência da sua marca ou negócio para engajar seu público-alvo de forma impactante. Ele resulta da combinação pensamento estratégico e criatividade. Fazemos isso considerando as seguintes etapas:

​​

1. Entender o negócio

Pensamento estratégico porque se dá no nível organizacional. Significa que, antes de mais nada, eu vou buscar entender ao máximo todos os aspectos relacionados sua marca ou negócio: especialmente posicionamento, propósito, identidade e objetivos de marketing. Essa etapa é crucial para podermos desenhar um briefing minucioso que contemple, com exatidão, os objetivos específicos do evento ou ação de marketing e possa nortear o desenvolvimento  do projeto.

​​

2. Pesquisa

A etapa seguinte diz respeito a uma extensa pesquisa, para a qual é necessário faro investigativo e repertório criativo. Vou analisar tudo que seja relevante sobre mercado, público, concorrência (quem são, o que estão fazendo, como estão se comunicando nas redes), comportamentos de consumo, tecnologias, tendências de inovação, dentro e fora da área de eventos, entre outros fatores. O objetivo é compilar insights e conteúdos que possam contribuir para embasar o brainstorming com a equipe.

 

3. Brainstorming

É hora da criatividade entrar em campo. E ela é favorecida pela diversidade. Hora de reunir produção, criação, atendimento... a ideia é integrar e envolver todo mundo que faz parte do projeto. Na mediação dessas reuniões, toda ideia é válida. Insights criativos podem surgir da forma mais despretensiosa do mundo.
 

4. Plano Criativo

É hora de ativar as sinapses cerebrais e transformar o brainstorming em um plano criativo. Esse  plano parte da análise detalhada das necessidades e objetivos do cliente e incorporar os insights e ideias trazidos no braisntorming. Eles agora serão traduzidos em um conceito, que por sua vez,  embasa uma narrativa que vai contempla toda a jornada do participante. O objetivo do plano é  amarrar todas as pontas possíveis: temática, identidade visual, ambientação, elementos sensoriais, ativações, experiências, comunicação, recursos humanos, etc.

​

5. Apresentação 

Storytelling criativo não vale só para o projeto, mas precisa ser levado em conta na hora de apresentá-lo. É a hora do encantamento. O cliente precisa sentir as emoções que nós queremos transmitir aos participantes. Compreender o projeto em todas as suas etapas, saindo da reunião de apresentação sem dúvidas.

​

6. Hora da orquestra

Cliente encantado, hora da gestão de projeto. Do trabalho em equipe, da forma mais colaborativa possível. Porque fazer ajustes e recalcular a rota são parte de todo processo. São muitos os fatores envolvidos: questões orçamentárias, fornecedores que declinam,  materiais em falta. O planejador precisa contribuir com o time de forma eficaz, de modo a assegurar a integridade da ideia criativa, zelando pelo cumprimento dos prazos estabelecidos. Todos os profissionais envolvidos precisam estar em sintonia, como uma orquestra. Se necessário, fazemos nesta etapa novas apresentações ou alinhamentos com o cliente.

​

Um bom planner criativo sempre quer que seu evento ou ativação preze por ideias inovadoras, impactantes e personalizados, aproveitando ao máximo cada oportunidade de contato com o público. A experiência nos garante um olhar atento às tendências, um background de referências

e o compromisso com a excelência, para superar expectativas.

​

 

Quer um planejamento criativo que transforme ideias em experiências memoráveis? Entre em contato!

© EduFuraste Comunicação Criativa 2018
  • LinkedIn
bottom of page