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Comunicação Total

Para esta seção, escolhi um case que ilustra bem o desenvolvimento de uma campanha de comunicação:

pesquisa, conceituação, desenvolvimento da identidade visua, conteúdos  e as diversas peças.

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Plano de Comunicação PEDEL /  Prefeitura de Novo Hamburgo/RS 

AS PREMISSAS

A construção deste plano marca baseou-se nos vetores do Plano de Marketing elaborado para o município gaúcho de Novo Hamburgo na ocasião da elaboração do seu Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado, que apontou os  atributos desejados pelo município:  ser uma cidade inovadora, produtiva, empreendedora e criativa, tornando-se assim, completa para se viver.

Estes atributos foram resumidos na visão estratégica composta pelo conceito central  “Novo Hamburgo, cidade produtiva e inovadora” e nos três conceitos de apoio: “Cidade multicultural e solidária”, “cidade do calçado e dos negócios criativos e inovadores” e “cidade do turismo de negócios”.  Essa visão estratégica do PDMI de Novo Hamburgo, seus eixos e ações, já estão norteando o posicionamento da cidade dentro de um horizonte temporal que se estende a 2020. 

A ESTRATÉGIA

Para expressar essas ideias-chave em uma marca foi adotada a seguinte estratégia:

1)  Busca de referências em marcas que divulgam cidades e conceitos com alto grau de complexidade em seus significantes;

2)  Elaboração de estudos (rafes) de marcas capazes de conciliar riqueza de sentidos do ponto de vista semiótico com uma mensagem central que pudesse ser lida de forma clara e rápida;

3) Um slogan curto e direto, que pudesse ser a força central do marca, trazendo-o para o seu centro, ao invés de subscrevê-la.

Referências

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Os estudos de criação da marca

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A marca desenvolvida

O resultado foi a elaboração de uma marca cuja força está na frase central, orbitada por símbolos gráficos que traduzem a riqueza dos conceitos,expressa graficamente como um selo, aplicável  em diferentes peças e formatos.

Temos, assim, o seguinte slogan:  EU (i)NOVO HAMBURGO

•O slogan integra a marca sempre acompanhado de uma frase de apoio subscrita, que pode ser alternada de acordo com o setor estratégico, projeto, obra em execução, etc.

•A leitura é feita em primeira pessoa: reforço na ideia de que a comunidade construiu o Programa de Desenvolvimento Local em conjunto com a Prefeitura. Além disso, desperta a noção de pertencimento e protagonismo. A comunidade continua sentindo-se parte importante do processo.

•É uma leitura positiva que gera empatia não só para os moradores da cidade como também, de forma abrangente, todos os agentes que possuem algum tipo de relação com Novo Hamburgo: turistas, investidores, visitantes e empreendedores. Todos fazem parte da construção da cidade do futuro: inovadora e criativa.

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Versões para aplicabilidade da marca. Redução de cores, fundo escuro e monocromia.

O conceito criativo

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Iconografia / Eixos estratégicos

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Peças de Comunicação

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Busdoor, camisetas, pasta Institucional, série de adesivos e livreto para colorir.  Destinado aos alunos das escolas de ensino fundamental. Publicação com desenhos para colorir de pontos turísticos e imagens relacionadas à cidade, e informações que estimulem o sentimento de pertencimento e desperte a vontade de conhecer a cidade em que vivem As illustrações também são minhas. 

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Cartaz institucional direcionado aos usuários dos serviços públicos municipais. Afixação em repartições públicas, escolas, unidades de saúde etc. e banner em lona 90x120mm, com foco nos participantes dos eventos relacionados ao PMDI e usuários dos serviços públicos municipais. Utilização em eventos e espaços públicos.

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Revista destinada e empresários e investidores, contendo apresentação dos potenciais do Município para novos investidores, a partir dos diagnósticos e conclusões do Pedel, para mostrar que o município está criando um ambiente favorável ao desenvolvimento, essencial atrair investidores, empreendedores, clientes, compradores e turistas e as vantagens dos seus recursos humanos e tecnológicos.

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Cards turísticos: série de cartões digitais (tipo “cartões postais”) de divulgação as atrações turísticas de Novo Hamburgo, com ênfase no potencial turístico do Bairro Rural de Lomba Grande, dos eventos realizados na Fenac e da gastronomia. Mensagem criativa, breve e segmentada, direcionada a perfis filtrados, por meio de links patrocinados e de busca por palavras-chave no Google, patrocinando termos relacionado no Google AdWords, para direcionamento ao site.

Série de folderes temáticos, 20x20cm com uma dobra.

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Espaço multimídia de apresentação digital do Pedel/PMDI) para a comunidade, incluindo potenciais investidores.

 O site reúne todas as informações sobre a cidade que constam do Pedel, com dados atualizados, incluindo Diagnóstico dos Fatores Transversais e das Bases Econômicas,  visão estratégica e o plano de ações, com monitoramento das obras e ações que estão andamento e/ou em planejamento. Conteúdo reformulado e linguagem adaptada à para o meio digital, com área multimídia de vídeos, fotos e matérias sobre a execução do Programa, atualizada durante todo o período do contrato. Site com acessibilidade para pessoas com deficiência, seguindo a normativa do Governo Federal e ao e-MAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.

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